sexta-feira, 16 de novembro de 2007

De bem com você




Movimente-se

Praticar exercícios e atividades físicas regularmente é sempre muito bom para a saúde. E os resultados não são apenas físicos. Eles também trazem benefícios psicológicos e sociais, pois aumentam sua auto-estima e ajudam a aliviar o estresse emocional, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças.

Sem contar que a sua capacidade de concentração aumenta, há redução do isolamento social e da depressão. Mas lembre-se de que antes de iniciar qualquer tipo de atividade é muito importante consultar o seu médico.

O exercício físico também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, no controle do peso e da pressão arterial. Melhora os níveis de colesterol, a flexibilidade e aumenta a massa óssea, a sensibilidade à insulina e, sua força e resistência física.

Adeus vida sedentária

Uma grande vantagem em perder peso praticando atividades físicas é que você elimina, principalmente, a gordura acumulada no corpo, mantendo massa muscular.

Inicie os exercícios aos poucos. Comece praticando os mais leves e moderados, uma boa média é de 30 minutos por dia, mas aumente-a gradualmente. Esses exercícios podem ser subir escadas, andar, passear com o cachorro, lavar o carro, entre outras atividades comuns no cotidiano.

Escolha a duração dos exercícios. Você pode caminhar 30 minutos por dia e esse tempo pode ser dividido assim: 10 minutos de manhã, fazer compras no período da tarde e subir e descer escadas durante cinco minutos.

Aprenda a calcular sua freqüência cardíaca de treino

É importante praticar exercícios físicos mantendo o nível correto da sua freqüência cardíaca - FC. Por isso, aprenda a calcular.

FCtreino = (FCmax ? FCrep) x % + FCrep

FCtreino = Freqüência cardíaca de treino.
FCmax = Freqüência cardíaca máxima, obtida pela fórmula FCmax = 220 - idade ou com base no teste ergométrico máximo.
FCrep = Freqüência cardíaca de repouso, obtida após cinco minutos em posição relaxada.
% - porcentagem estabelecida de acordo com a condição física (50% a 70%).
Observação: Freqüência cardíaca medida em batimentos por minuto.

A FC pode ser determinada apalpando a artéria.

Exemplo com uma mulher de 50 anos

FCmax = 220 - 50 = 170 FCrep = 70
FCtreino = (170 - 70) x 0,5 + 70 = 120
FCtreino = (170 - 70) x 0,7 + 70 = 140

Neste caso, durante o treinamento, a pessoa deve manter uma freqüência cardíaca entre 120 e 140 batimentos por minuto (bat/min). No início do treinamento ela deverá manter algo em torno dos 120 bat/min e aos poucos ir aumentando até 140 bat/min.

Gasto de calorias por atividade física

Confira abaixo quantas calorias você gasta praticando 30 minutos de determinadas atividades físicas.

Esportes e exercícios Vida diária e exercícios

Ciclismo (leve) 157 Lavar o carro, vidraça 177
Ciclismo (leve/moderado) 236 Limpar a garagem 177
Step 236 Jardinagem 177
Dança de salão 217 Lavar pratos 91
Basquete 236 Preparar comida 91
Vôlei 236 Varrer tapete ou chão 98
Futebol 315 Fazer comprar 98
Boxe (bater no saco) 236 Empurrar carrinho
Judô, Jiu-jitsu, Caratê de bebê 98
Kick-boxing, Boxe 394 Tricotar ou costurar 59
Tênis de mesa 157 Assistir televisão, ler,
Tênis 315 escutar 39
Squash 472 Falar ao telefone
Patinação 276 (sentado) 39
Escalada 315 Tocar instrumento
Boliche 118 musical (menos bateria) 79
Hidroginástica 157 Subir escadas 315
Natação (leve) 236 Descer escadas 118
Natação estilo livre
(moderada) 315
Natação estilo livre
(forte) 394

Observação: Os valores são aproximados e levam em consideração uma pessoa de 75 Kg. Para saber o gasto de calorias por atividade física para seu peso, Calcule sua perda de calorias.

Fonte: SITE ROCHE
http://www.xenicare.com.br

ALGUNS IMPORTANTES CONSELHOS A MAIS A SEREM SEGUIDOS DURANTE AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA


a) Se você chegar em casa cansado e com DOR, procure deitar relaxar e colocar as pernas com os joelhos dobrados sobre uma almofada alta ou sobre vários travesseiros. Esta posição diminui a LORDOSE LOMBAR e relaxa a musculatura lombar.

b) Lembre-se que o aumento da LORDOSE LOMBAR é prejudicial. Para as mulheres os sapatos de salto alto acima de 5 cm aumentam a LORDOSE e devem ser evitados;

c) Não se descuide da sua DIETA. Mantenha-se dentro do seu PESO IDEAL. Se for o caso peça o auxilio do seu médico ou de uma nutricionista.

d) Lembre-se que a vida saudável e esportiva é fundamental para evitar a atrofia muscular. Procure nadar por pelo menos 30 minutos 3 vezes/semana. Se for em piscina aquecida, melhor, o calor relaxa a musculatura e você poderá fazer os seus exercícios depois da natação;

e) Andar em parques ou jardins em contato com a natureza usando tênis e roupas próprias também é insubstituível na vida de cada um de nós. Exerça esta atividade por pelo menos 3 vezes por semana durante 40 minutos. Se você neste período conseguir fazer 3 quilômetros, está bom, se conseguir chegar a 4 km, está ótimo. Se durante a caminhada surgir DOR, não insista, pare. Talvez você esteja exagerando, ande menos tempo e diminua a velocidade. Após um maior período de treino tente aumentar o ritmo.

ESTÁ PROVADO QUE AS CAMINHADAS DIÁRIAS TENDEM A MANTER A PRESSÃO ARTERIAL ESTÁVEL, BAIXA OS NÍVEIS DE COLESTEROL, MELHORAM A SUA DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO, DIMINUEM A SUA TENSÃO EMOCIONAL E POR ÚLTIMO, MAS TALVEZ O MAIS IMPORTANTE PARA O SEU CASO, CONTRIBUI PARA MELHORAR AS SUAS DORES NAS COSTAS.

f) Não fume. O cigarro, além de todos os malefícios já conhecidos, aumenta o risco de OSTEOPOROSE.

Dicas importantes

Uma boa postura pode diminuir a incidência de lesões no esporte. Na corrida, um joelho desalinhado, por exemplo, recebe mais impacto em um lugar do que no outro, o que favorece o aparecimento de dores e lesões. É muito importante que o atleta (ou praticante de alguma atividade física) tenha uma boa postura.- Se você sofrer uma queda, ou uma “pancada”, coloque 15 ou 20min de gelo imediatamente. O gelo evita hematomas, que são causados pelo rompimento dos vasos sanguíneos. Diminui também o edema (inchaço) na região.- Quando o corpo fica dolorido, sobretudo 1 ou 2 dias após um exercício, experimente fazer uma compressa com água quente. A dor é resultado de rupturas microscópicas nos músculos. O calor vai melhorar a circulação no local e retirar substâncias nocivas que estão na região que está se regenerando. O alongamento também é muito importante nessa fase.- A natação não é o esporte ideal para deixar os ossos mais fortes. Isso porque os ossos precisam de um estímulo com carga para tornarem-se mais fortes.- No corpo humano, nossos músculos são interligados uns aos outros formando cadeias musculares. Por isso, quando um músculo sofre uma tensão, contratura, alongamento, ou outro estímulo, outro músculo da mesma cadeia muscular também reage. Por isso, por exemplo, a maneira de pisar no chão pode causar uma reação no joelho, no quadril, ou até mesmo na coluna.- Os músculos dos ombros e pescoço acumulam tensão com mais facilidade. Se a pessoa passar a noite com essa tensão muscular, o sono não será recuperador. Resultado: mais tensão, cansaço, mau-humor no dia seguinte.- A melhor posição para dormir é deitado de lado, com um travesseiro médio na cabeça e outro entre os joelhos. Sua coluna estará mais alinhada e protegida nessa posição.- Ao contrário do que muita gente pensa, nossa postura não é imutável. Ela é influenciada basicamente por 3 componentes distintos: o genético, o psicológico e o ambiental. Por exemplo, uma pessoa tímida ou deprimida tende a ter uma postura com os ombros mais caídos e a coluna mais enrolada para a frente (componente psicológico). No componente ambiental, nossa postura é influenciada por tudo o que fazemos, 24 horas por dia. Por exemplo, se a pessoa dirige com o banco muito para trás, ela aos poucos tenderá a ir trazendo a cabeça para a frente, o que, com o tempo, será incorporado à sua postura.- Sempre que estiver sentado, tente manter a coluna reta e apoiar bem os dois pés no chão. Cruzar as pernas pode ser mais elegante, mas acaba sobrecarregando mais a sua coluna.- Nos treinos esportivos, tente fazer a seguinte ordem: aquecimento, alongamento, treino, desaquecimento, alongamento.
Dr. Rodrigo C. Mousinho

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

RPG E SEUS BENEFICIOS


RPG
A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.

Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.

O que é RPG?
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

A Técnica

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.
Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

O tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?

- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc.
- Neurológico: hérnia de disco e labirintite.
- Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.
- Respiratório: asma, bronquite, etc.
- Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos, etc.